Profissão: Escritor de games

“E o Oscar para Melhor Roteirista de Games vai para…”

Tá certo, me empolguei um pouco. Mas algo desse tipo não está muito longe de acontecer, pois a profissão de escritores de games é algo que vem crescendo cada vez mais no mercado.

Atualmente a indústria “gamística” fatura quase o mesmo que a do cinema; só que ainda não tem o devido reconhecimento.

É nesse movimento que começa a crescer esse mercado de roteiristas. Existem jogos – especialmente os de aventura e RPG (que possuem diálogos longos e tramas detalhadas) – que chegam até às 300 páginas de roteiro, o triplo do que é gasto em Hollywood com seus filmes, em sua maioria.

“Para saciar a ânsia criativa ao máximo, uma pessoa irá procurar maneiras de dar empurrões nos limites de sua criatividade”, afirma Steve Ince, premiado escritor e designer de games de sucesso como Beneath a Steel Sky e a série Broken Sword. Ele ainda diz: “Jogos, por causa da sua natureza em constante mudança, hoje oferecem uma das melhores chances de um indivíduo criativo explorar seus próprios limites. Para um escritor, é uma oportunidade ideal para inovar em um meio que devora ideias inovadoras como nehum outro”.

Para vocês terem uma idéia, a indústria gamer está até atraindo escritores de outras áreas, como por exemplo: Chris Morgan (de filmes como O Procurado e Velozes e Furiosos), Grant Morrison (de quadrinhos como X-Men e Invisíveis), entre muitos outros. Além disso, o próprio diretor de séries de enorme sucesso como Call of Duty: Modern Warfare, Keith Arem,  também estreará nos cinemas, com um filme chamado Frost Road. O filme mostra a história de um cara que acorda de um acidente de carro e descobre que ele é um dos poucos sobreviventes de um misteriosa doença que destruiu uma pequena cidade litorânea da costa leste dos Estados Unidos. Sem saber de onde vem a sua imunidade, ele tenta salvar os outros sobreviventes e faz de tudo para impedir que o vírus contamine o resto do planeta.

A profissão está ficando tão séria que o Sindicato dos Escritores da América premia escritores de games nos EUA há 3 anos!

Publicado originalmente no site EGW

Anúncios

Sobre Danilo Lima

Apenas um analista de sistemas que gosta de programar e falar sobre videogames.
Esse post foi publicado em Curiosidades e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s